Quem Somos

Quem Somos

INSTITUTO BRASIL QUALIFICADO - EMPREGA

Nossos Projetos compreendem Resgate da Auto – Estima e Implantação de Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional de jovens, adolescentes e adultos excluídos socialmente, educacionalmente e economicamente.
 Nosso maior objetivo é a inserção de adolescentes, jovens e adultos marginalizados cultural e economicamente nas regiões brasileiros no tão excludente mercado de trabalho, neste aspecto o Projeto estará contribuindo para a formação, capacitação e informação de profissionais, ensejados, assim, a geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento regional a partir da transferência tecnológica do arranjo produtivo local. Visando estimular o desenvolvimento local através de fomento à geração de um novo perfil de profissionais, estes cursos serão estruturados em sintonia com as vocações regionais e de serviços flexíveis que busquem identificar e atender às demandas da sociedade local. 
O Projeto tem foco na inclusão social e está em conformidade com as ações prioritárias da Política Assistencial Social e Educacional do Governo Federal do Brasil. Mais especificamente destina-se a atender, adolescentes, desarticulados, mas com potencial de inserção no processo de desenvolvimento social, econômico e produtivo da região. Constata-se, uma crescente falta de mão de obra qualificada. 
O presente projeto pretende contribuir para a solução do problema a partir de ações que promovam a organização social, formação e gestão dos empreendimentos e de empreendedores e capacitação para agregação de valores. O Projeto incentivará e disponibilizará tecnologias simples de baixo custo, que facilite o aprendizado da mão de obra local, contribuindo assim, para a inserção das comunidades carentes no processo de desenvolvimento social.
  
Objetivamos a melhoria e qualificação da mão de obra à comunidade local e promoverá a difusão do conhecimento no âmbito da educação tecnológica, propõe a execução de ações de capacitação profissional nos cursos a serem ministrados.
  A nossa infra-estrutura é composta por equipamentos de informática, mobiliário e instrutores capacitados de nível superior completo ou em término de cursos de graduação nas áreas específicas disponibilizados para a profissionalização de adolescentes, mediante a implantação de Cursos Básicos e Técnicos Profissionalizantes para o atendimento das demandas populares referente aos cursos básicos em nível de habilidades especificas. 




 IDENTIFICAÇÃO DO INSTITUTO BRASIL QUALIFICADO
IBQ - EMPREGA - é uma Organização não-governamental Auto - Sustentável, responsável pela  qualificação, requalificação  e capacitação profissional em âmbito regional, tem como objetivo planejar e executar ações de:
•         Realização de programas e projetos voltados para o aperfeiçoamento e especialização de agentes sociais e multiplicadores voltados para atividades produtivas na perspectiva da auto-sustentação, orientação sócio-educativa, atividades culturais e cursos profissionalizantes; 
•         Difusão de tecnologias e mecanismos necessários ao desenvolvimento de micro e pequenas unidades produtivas; 
•         Promoção e capacitação profissional básica e especifica da população pobre de baixa renda do município atendido; 

        I.    Aprofundar os conhecimentos técnicos junto ao mercado de trabalho;
        II.    Estimular a consciência sócio-cultural como caminho das mudanças da Sociedade;
       III.    Aprimorar as habilidades no trabalho, com ênfase a inserção no mercado;
      IV.    Contribuir para qualificação e requalificação da mão de obra local;
 Partindo desta concepção impõe-se resgatar o principio educativo que incorpore todas as formas que se posicionam no interior das relações sociais, inclusive do trabalho, com o objetivo de formar o cidadão como ser político e produtivo. Implica, portanto o alargamento do conceito de trabalho e a compreensão de que “trabalho e educação exprimem elementos diferenciados, mas recorrentes de produção, de acumulação do conhecimento teórico-prático, necessários ao indivíduo no seu relacionamento com a natureza, conforme seus interesses e necessidades, indispensáveis à formação de sua cidadania plena”.


 Fundamentada nestes princípios, a atual política educacional delineia como pressupostos da Educação Básica,  Profissional e Tecnológica, dentre outros: 

•         A articulação com educação básica – assumida direito social básico e universal;
•         A integração ao mundo do trabalho – inserida no contexto do trabalho e pleno de interfaces com o mundo produtivo e a própria sociedade;
•         A interação com outras políticas – articulada às políticas de desenvolvimento econômicos locais, regionais e nacionais; às políticas de geração de emprego, trabalho e renda, juntamente com aquelas que tratam da formação e da inserção econômica e social da juventude.


         O PORQUÊ DO PROJETO 

O ajuste macroeconômico a que o Brasil vem se submetendo nas últimas décadas, tem feito com que as criações de empregos nos setores tradicionais da economia sejam sempre menores que o número de pessoas que anualmente ingressam no mercado de trabalho.
 É importante destacar, ainda, que os trabalhadores inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil, mas especificamente na região norte/nordeste é uma pequena parcela. A maior parte da população está atuando na informalidade, principalmente nas atividades de comércio ambulante e serviços gerais, não sendo considerados nas estatísticas nem usufruindo os benefícios sociais do emprego formal, sendo assim a limitação do mercado de trabalho, a questão da educação e qualidade da mão-de-obra é um fator de exclusão.
             
                  GERÊNCIA DO PIAUI – Teresina 


 Em face desta constatação o Projeto Emprega construiu e equipou a infra-estrutura necessária a implantação de Cursos Básicos e Técnicos Profissionalizantes, com objetivo de expandir - implantação salas de aulas voltadas para a formação profissional desse público beneficiário  inseridos nos diversos centros urbanos que polarizam as atividades sócio-econômicas das regiões brasileiras. 
 Jurídica, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás,  Saúde,  Tecnologia; Turismo, Hotelaria,  Administrativa, Agropecuária;, Construção Civil,  Educação, Idiomas, Indústria;, Informática. 

AS PARCERIAS 

 O EMPREGA terá também de dispor das parcerias dos Órgãos Estaduais, Municipais e Privados, pois se trata de uma necessidade crucial de nossos jovens obterem uma qualificação ou capacitação para seu “primeiro emprego”. A parceria se dá na disponibilização de equipamentos (escolar, auditórios, salões de igrejas etc.), para realização dos cursos em carga horária pré-estabelecidas.

OBJETIVOS 

•         Ampliar os espaços educativos de formação profissional incorporando os locais de produção como espaços de aprendizagem;
•         Oferecer formação profissional a jovens de 13 a 21 anos e de adultos desempregados para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho;
•         Estimular o ingresso destes jovens no mundo do trabalho;
•         Envolver o setor produtivo na formação dos jovens, aliando responsabilidade social as suas necessidades de trabalhadores qualificados.


METAS 

•         Implantação de 1200 (Um mil e duzentas) Unidades/Formadoras (Municípios) desde o inicio em de 2004.
•         Formação profissional inicial de 200  mil jovens por ano nas Unidades Formadoras, a partir da implantação do projeto;
•         Formação de Facilitadores(a) Consultores(a) para coordenação nas Unidades Formadoras
IMPACTOS 

•         Inclusão social de jovens e adultos a partir de 13 a 21 anos, de baixa renda, e de adultos desempregados por meio de formação profissional básica  e ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho;
•         Reconhecimento do princípio educativo dos espaços produtivos;
•         Ampliação da responsabilidade social do empresariado brasileiro.


PÚBLICO-ALVO 

Jovens que pertençam a famílias com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo, não participante do programa de aprendizagem, conforme previsto na CLT, nas seguintes condições:

 •         Jovens a partir de 13 anos que estejam matriculados ou retornando ao ensino público regular nas etapas finais do Ensino Fundamental ou no percurso do Ensino Médio;
•         Jovens até 21 anos que concluíram a alfabetização, inclusive dos  programas Estaduais e Federais  e que estejam matriculados ou ingressando na Educação de Jovens e Adultos. 

OS NOSSOS CURSOS

Serão oferecidos cursos de formação profissional inicial para jovens e adultos visando sua formação cidadã e preparação para o trabalho, conforme as seguintes condições:


•         Deverão ter na carga horária dos Cursos Básicos no mínimo de 40 horas, sendo esta carga horária destinada à formação cidadã através de temas transversais (cidadania, inserção social, comunicação interpessoal, sociabilidade, meio ambiente, saúde coletiva, dentre outros);

•         Serão norteados por projetos pedagógicos construídos na articulação entre as necessidades produtivas e educativas, sendo que a organização curricular deverá envolver conteúdos teóricos e práticos, definidos a partir das necessidades de trabalho da região e da formação cidadã.

•         Para os cursos deverão se estabelecer carga/horária especificas para atender a necessidade de cada região /centro formador, com até 250 horas aulas e conteúdo teóricos e práticos, além formação cidadã através de temas transversais (cidadania, inserção social, comunicação inter-pessoal, sociabilidade, meio ambiente, saúde coletiva, dentre outros);

 AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO 
A avaliação e certificação dos alunos serão responsabilidade da ATS CURSOS PROFISSIONALIZANTES

 RECURSOS 

Os Projetos se realizarão de forma auto – sustentável, através de preço justo entre dez e quinze reais, ou arcado parcialmente ou totalmente por parceiros como o  (estado, prefeituras ou entidades particulares e não governamentais).

 NOSSAS RESPONSABILIDADES 

•         Desenvolver plano de sensibilização e difusão do Projeto dirigido aos jovens e as Empresas;
•         Implantação das Unidades Formadoras: (Municípios / Empresa);
•         Desenvolvimento do Projeto Pedagógico e elaboração de material didático;
•         Formação dos facilitadores(a);
•         Desenvolvimento de Processos de Gestão e de acompanhamento de egressos;
•         Avaliação e Certificação.
CONVÊNIOS A EMPRESA E O MUNICIPIO (Estado, Prefeitura) terão uma Unidade Formadora, providenciará o fornecimento da infra-estrutura física para criação de ambiente escolar (sala, mobiliário, quadro, giz, dentre outros); disponibilizará tempo para que seus funcionários possam atuar como auxiliares e indicará quais as necessidades de cursos de formação, arcando, ainda, com os custos decorrentes da implantação das Unidades Formadoras em seus estabelecimentos, incluindo alimentação, uniforme e transporte;

 PERFIL DE EMPRESAS - grandes,  médias e/ou pequenas, de qualquer natureza, inclusive prestadoras de serviços, empreendimentos agro-industriais e rurais.

 ATRIBUIÇÕES;

•         Fornecer espaço físico para criação de ambiente escolar e tempo para os funcionários e técnicos da empresa participarem;
•         Assegurar aos alunos: alimentação, uniforme, transporte;
•         Custos decorrentes.

INTEGRAÇÃO METODOLÓGICA

UNID FORMADORAS           INST GESTORA                  INST. FOMENTADORA 


Escolas/Sindicatos/Igrejas   Prefeituras/Empresas                    IBQ - EMPREGA   
      Associações                  


A  INSTITUIÇÕES GESTORA (Prefeituras/Empresas) será responsável pela implantação das Unidades Formadoras; 
INSTITUIÇÕES FOMENTADORA (IBQ - EMPREGA) será responsável pela produção técnico-pedagógica (desenvolvimento do projeto pedagógico dos cursos e elaboração e distribuição do material didático); treinamento de facilitadores; seleção dos jovens aptos a participar do Projeto; acompanhamento e gestão necessária ao funcionamento das Unidades Formadoras, incluindo acompanhamento de egressos, avaliação e certificação dos alunos. 

PÚBLICO ALVO DE INTERESSE: 

a.    Para jovens egressos de programas (federais e estaduais0, terão prioridades na seleção às instituições articulados com as empresas, para oferecer a iniciação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos.
b.    Serão priorizadas propostas que contemplem também a possibilidade de atendimento a jovens com necessidades especiais e de ações afirmativas.

METODOLOGIA DOS CURSOS BÁSICOS:

Serão oferecidos sempre aos sábados, com duas horas de duração onde o aluno pode escolher o horário mais adequado, sendo: 08:00h as 10:00h/ 10:00h as 12:00h/ 15:00h as 17:00/ 18:00h as 20:00/, para melhor adequar os alunos em sala de aula, e de conformidade com recomendações psicopedagógicas. O aluno estudará um pacote de cursos num período que pode durar de quatro a oito meses.



CIDADES ONDE ATUAMOS NO MARANHÃO

 
  1. AÇAILANDIA
  1. ARARI
  1. ALCANTARA
  1. ALTO ALEGRE
  1. ARAGUANA
  1. ARAIOZES
  1. AMAPÁ
  1. AXIXA
  1. BACABAL
  1. BACABAL
  1. BACURI
  1. BARRA DO CORDA
  1. BALSAS
  1. BARREIRINHA
  1. BOM LUGAR
  1. CAROLINA
  1. CATANHEDE
  1. CENTRAL
  1. CENTRO NOVO
  1. CAXIAS
  1. CARUTAPERA
  1. CODÓ
  1. CURURUPU
  1. CANDIDO MENDES
  1. COROATÁ
  1. DOM PEDRO
  1. ESPERANTINOPOLIS
  1. ESTREITO
  1. GRAJAU
  1. GOVERNADOR NUNES FREIRE
  1. GODOFREDO VIANA
  1. ITAPECURU
  1. ITAPECURU
  1. ICATU
  1. IMPERATRIZ
  1. HUMBERTO CAMPOS
  1. JUNCO
  1. LAGO AÇU
  1. MIRANDA
  1. MATÕES
  1. MARANHAOZINHO
  1. MORROS
  1. MATINHA
  1. MIRINZAL
  1. MARACAÇUME
  1. NOVA OLINDA
  1. OLHO DÁGUA DAS CUNHÃS
  1. OLINDA NOVA
  1. PAULO RAMOS
  1. PENALVA
  1. PERITORÓ
  1. PINDARÉ
  1. PINDARÉ
  1. PINHEIROS
  1. PIO XII
  1. POÇÃO DE PEDRAS
  1. PORTO FRANCO
  1. PRESIDENTE DUTRA
  1. PRESIDENTE JUSCELINO
  1. PEDREIRAS
  1. PRESIDENTE SARNEY
  1. PRESIDENTE MEDICE
  1. ROSÁRIO
  1. SÃO MATEUS
  1. SANTO ANTONIO DOS LOPES
  1. SANTA RITA
  1. SANTA HELENA
  1. SANTA QUITERIA
  1. SÃO LUIZ GONZAGA
  1. SÃO LUIZ GONZAGA
  1. SÃO VICENTE DE FERER
  1. TUNTUM
  1. TURIAÇU
  1. TUTOIA
  1. VARGEM GRANDE
  1. VIANA
  1. VITÓRIA DO MEARIM






 
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