Quem Somos
INSTITUTO BRASIL QUALIFICADO - EMPREGA Nossos Projetos compreendem Resgate da Auto – Estima e Implantação de Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional de jovens, adolescentes e adultos excluídos socialmente, educacionalmente e economicamente. Nosso maior objetivo é a inserção de adolescentes, jovens e adultos marginalizados cultural e economicamente nas regiões brasileiros no tão excludente mercado de trabalho, neste aspecto o Projeto estará contribuindo para a formação, capacitação e informação de profissionais, ensejados, assim, a geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento regional a partir da transferência tecnológica do arranjo produtivo local. Visando estimular o desenvolvimento local através de fomento à geração de um novo perfil de profissionais, estes cursos serão estruturados em sintonia com as vocações regionais e de serviços flexíveis que busquem identificar e atender às demandas da sociedade local. O Projeto tem foco na inclusão social e está em conformidade com as ações prioritárias da Política Assistencial Social e Educacional do Governo Federal do Brasil. Mais especificamente destina-se a atender, adolescentes, desarticulados, mas com potencial de inserção no processo de desenvolvimento social, econômico e produtivo da região. Constata-se, uma crescente falta de mão de obra qualificada. O presente projeto pretende contribuir para a solução do problema a partir de ações que promovam a organização social, formação e gestão dos empreendimentos e de empreendedores e capacitação para agregação de valores. O Projeto incentivará e disponibilizará tecnologias simples de baixo custo, que facilite o aprendizado da mão de obra local, contribuindo assim, para a inserção das comunidades carentes no processo de desenvolvimento social. Objetivamos a melhoria e qualificação da mão de obra à comunidade local e promoverá a difusão do conhecimento no âmbito da educação tecnológica, propõe a execução de ações de capacitação profissional nos cursos a serem ministrados. A nossa infra-estrutura é composta por equipamentos de informática, mobiliário e instrutores capacitados de nível superior completo ou em término de cursos de graduação nas áreas específicas disponibilizados para a profissionalização de adolescentes, mediante a implantação de Cursos Básicos e Técnicos Profissionalizantes para o atendimento das demandas populares referente aos cursos básicos em nível de habilidades especificas. IDENTIFICAÇÃO DO INSTITUTO BRASIL QUALIFICADO IBQ - EMPREGA - é uma Organização não-governamental Auto - Sustentável, responsável pela qualificação, requalificação e capacitação profissional em âmbito regional, tem como objetivo planejar e executar ações de: • Realização de programas e projetos voltados para o aperfeiçoamento e especialização de agentes sociais e multiplicadores voltados para atividades produtivas na perspectiva da auto-sustentação, orientação sócio-educativa, atividades culturais e cursos profissionalizantes; • Difusão de tecnologias e mecanismos necessários ao desenvolvimento de micro e pequenas unidades produtivas; • Promoção e capacitação profissional básica e especifica da população pobre de baixa renda do município atendido; I. Aprofundar os conhecimentos técnicos junto ao mercado de trabalho; II. Estimular a consciência sócio-cultural como caminho das mudanças da Sociedade; III. Aprimorar as habilidades no trabalho, com ênfase a inserção no mercado; IV. Contribuir para qualificação e requalificação da mão de obra local; Partindo desta concepção impõe-se resgatar o principio educativo que incorpore todas as formas que se posicionam no interior das relações sociais, inclusive do trabalho, com o objetivo de formar o cidadão como ser político e produtivo. Implica, portanto o alargamento do conceito de trabalho e a compreensão de que “trabalho e educação exprimem elementos diferenciados, mas recorrentes de produção, de acumulação do conhecimento teórico-prático, necessários ao indivíduo no seu relacionamento com a natureza, conforme seus interesses e necessidades, indispensáveis à formação de sua cidadania plena”. Fundamentada nestes princípios, a atual política educacional delineia como pressupostos da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, dentre outros: • A articulação com educação básica – assumida direito social básico e universal; • A integração ao mundo do trabalho – inserida no contexto do trabalho e pleno de interfaces com o mundo produtivo e a própria sociedade; • A interação com outras políticas – articulada às políticas de desenvolvimento econômicos locais, regionais e nacionais; às políticas de geração de emprego, trabalho e renda, juntamente com aquelas que tratam da formação e da inserção econômica e social da juventude. O PORQUÊ DO PROJETO O ajuste macroeconômico a que o Brasil vem se submetendo nas últimas décadas, tem feito com que as criações de empregos nos setores tradicionais da economia sejam sempre menores que o número de pessoas que anualmente ingressam no mercado de trabalho. É importante destacar, ainda, que os trabalhadores inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil, mas especificamente na região norte/nordeste é uma pequena parcela. A maior parte da população está atuando na informalidade, principalmente nas atividades de comércio ambulante e serviços gerais, não sendo considerados nas estatísticas nem usufruindo os benefícios sociais do emprego formal, sendo assim a limitação do mercado de trabalho, a questão da educação e qualidade da mão-de-obra é um fator de exclusão. GERÊNCIA DO PIAUI – Teresina Em face desta constatação o Projeto Emprega construiu e equipou a infra-estrutura necessária a implantação de Cursos Básicos e Técnicos Profissionalizantes, com objetivo de expandir - implantação salas de aulas voltadas para a formação profissional desse público beneficiário inseridos nos diversos centros urbanos que polarizam as atividades sócio-econômicas das regiões brasileiras. Jurídica, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Saúde, Tecnologia; Turismo, Hotelaria, Administrativa, Agropecuária;, Construção Civil, Educação, Idiomas, Indústria;, Informática. AS PARCERIAS O EMPREGA terá também de dispor das parcerias dos Órgãos Estaduais, Municipais e Privados, pois se trata de uma necessidade crucial de nossos jovens obterem uma qualificação ou capacitação para seu “primeiro emprego”. A parceria se dá na disponibilização de equipamentos (escolar, auditórios, salões de igrejas etc.), para realização dos cursos em carga horária pré-estabelecidas. OBJETIVOS • Ampliar os espaços educativos de formação profissional incorporando os locais de produção como espaços de aprendizagem; • Oferecer formação profissional a jovens de 13 a 21 anos e de adultos desempregados para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho; • Estimular o ingresso destes jovens no mundo do trabalho; • Envolver o setor produtivo na formação dos jovens, aliando responsabilidade social as suas necessidades de trabalhadores qualificados. METAS • Implantação de 1200 (Um mil e duzentas) Unidades/Formadoras (Municípios) desde o inicio em de 2004. • Formação profissional inicial de 200 mil jovens por ano nas Unidades Formadoras, a partir da implantação do projeto; • Formação de Facilitadores(a) Consultores(a) para coordenação nas Unidades Formadoras IMPACTOS • Inclusão social de jovens e adultos a partir de 13 a 21 anos, de baixa renda, e de adultos desempregados por meio de formação profissional básica e ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho; • Reconhecimento do princípio educativo dos espaços produtivos; • Ampliação da responsabilidade social do empresariado brasileiro. PÚBLICO-ALVO Jovens que pertençam a famílias com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo, não participante do programa de aprendizagem, conforme previsto na CLT, nas seguintes condições: • Jovens a partir de 13 anos que estejam matriculados ou retornando ao ensino público regular nas etapas finais do Ensino Fundamental ou no percurso do Ensino Médio; • Jovens até 21 anos que concluíram a alfabetização, inclusive dos programas Estaduais e Federais e que estejam matriculados ou ingressando na Educação de Jovens e Adultos. OS NOSSOS CURSOS Serão oferecidos cursos de formação profissional inicial para jovens e adultos visando sua formação cidadã e preparação para o trabalho, conforme as seguintes condições: • Deverão ter na carga horária dos Cursos Básicos no mínimo de 40 horas, sendo esta carga horária destinada à formação cidadã através de temas transversais (cidadania, inserção social, comunicação interpessoal, sociabilidade, meio ambiente, saúde coletiva, dentre outros); • Serão norteados por projetos pedagógicos construídos na articulação entre as necessidades produtivas e educativas, sendo que a organização curricular deverá envolver conteúdos teóricos e práticos, definidos a partir das necessidades de trabalho da região e da formação cidadã. • Para os cursos deverão se estabelecer carga/horária especificas para atender a necessidade de cada região /centro formador, com até 250 horas aulas e conteúdo teóricos e práticos, além formação cidadã através de temas transversais (cidadania, inserção social, comunicação inter-pessoal, sociabilidade, meio ambiente, saúde coletiva, dentre outros); AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO A avaliação e certificação dos alunos serão responsabilidade da ATS CURSOS PROFISSIONALIZANTES RECURSOS Os Projetos se realizarão de forma auto – sustentável, através de preço justo entre dez e quinze reais, ou arcado parcialmente ou totalmente por parceiros como o (estado, prefeituras ou entidades particulares e não governamentais). NOSSAS RESPONSABILIDADES • Desenvolver plano de sensibilização e difusão do Projeto dirigido aos jovens e as Empresas; • Implantação das Unidades Formadoras: (Municípios / Empresa); • Desenvolvimento do Projeto Pedagógico e elaboração de material didático; • Formação dos facilitadores(a); • Desenvolvimento de Processos de Gestão e de acompanhamento de egressos; • Avaliação e Certificação. CONVÊNIOS A EMPRESA E O MUNICIPIO (Estado, Prefeitura) terão uma Unidade Formadora, providenciará o fornecimento da infra-estrutura física para criação de ambiente escolar (sala, mobiliário, quadro, giz, dentre outros); disponibilizará tempo para que seus funcionários possam atuar como auxiliares e indicará quais as necessidades de cursos de formação, arcando, ainda, com os custos decorrentes da implantação das Unidades Formadoras em seus estabelecimentos, incluindo alimentação, uniforme e transporte; PERFIL DE EMPRESAS - grandes, médias e/ou pequenas, de qualquer natureza, inclusive prestadoras de serviços, empreendimentos agro-industriais e rurais. ATRIBUIÇÕES; • Fornecer espaço físico para criação de ambiente escolar e tempo para os funcionários e técnicos da empresa participarem; • Assegurar aos alunos: alimentação, uniforme, transporte; • Custos decorrentes. INTEGRAÇÃO METODOLÓGICA UNID FORMADORAS INST GESTORA INST. FOMENTADORA Escolas/Sindicatos/Igrejas Prefeituras/Empresas IBQ - EMPREGA Associações A INSTITUIÇÕES GESTORA (Prefeituras/Empresas) será responsável pela implantação das Unidades Formadoras; INSTITUIÇÕES FOMENTADORA (IBQ - EMPREGA) será responsável pela produção técnico-pedagógica (desenvolvimento do projeto pedagógico dos cursos e elaboração e distribuição do material didático); treinamento de facilitadores; seleção dos jovens aptos a participar do Projeto; acompanhamento e gestão necessária ao funcionamento das Unidades Formadoras, incluindo acompanhamento de egressos, avaliação e certificação dos alunos. PÚBLICO ALVO DE INTERESSE: a. Para jovens egressos de programas (federais e estaduais0, terão prioridades na seleção às instituições articulados com as empresas, para oferecer a iniciação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. b. Serão priorizadas propostas que contemplem também a possibilidade de atendimento a jovens com necessidades especiais e de ações afirmativas. METODOLOGIA DOS CURSOS BÁSICOS: Serão oferecidos sempre aos sábados, com duas horas de duração onde o aluno pode escolher o horário mais adequado, sendo: 08:00h as 10:00h/ 10:00h as 12:00h/ 15:00h as 17:00/ 18:00h as 20:00/, para melhor adequar os alunos em sala de aula, e de conformidade com recomendações psicopedagógicas. O aluno estudará um pacote de cursos num período que pode durar de quatro a oito meses. CIDADES ONDE ATUAMOS NO MARANHÃO
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